Que tipo de personalidade é a sua?


O que diz o dicionário?
Personalidade é o conjunto das características marcantes de uma pessoa, é a força ativa que ajuda a determinar o relacionamento das pessoa baseado em seu padrão de individualidade pessoal e social, referente ao pensarsentir agir.

 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O conceito de tipo de personalidade vem do psicólogo suíço Carl Jung e duas americanas Katharine Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers. Jung, discípulo de Freud, se deu conta que um comportamento que parece imprevisível , poderia ser antecipado se o ser entendesse suas funções mentais e atitudes que estão escondidas ( no meu entender, escondidas na mente inferior que me referi na postagem anterior). Graças ao trabalho de Katharine Briggs e Isabel Briggs Myers, a teoria de Jung foi expandida e desenvolvida em uma aplicação prática.  Elas chegaram a conclusão que existem 16 tipos de personalidade e que todos nós caímos em uma delas.  Isso não quer dizer que as pessoas são iguais e não exista autenticidade. Pessoas que compartilham um mesmo tipo de personalidade são muito diferentes umas das outas porque elas têm diferentes pais, genes, experiências, interesses e assim por diante. Porém, todas elas tem muito em comum. O grande lance é que não existe um tipo de personalidade que seja melhor ou, mais inteligente ou mais burro, mais saudável ou mais doente. Conhecer o seu tipo de personlidade te ajuda a tirar vantagem e usar seu máximo potencial no mundo externo.

A partir de 1940 ,  Katharine Briggs e Isabel Briggs Myers desenvolveram o BMTI (Indicador de tipo Myers-Briggs). Você pode fazer o teste online em português ou em inglês . Se você estiver realmente interessado, procure um profissional que possa aplicar o teste ou leia a livro Do What You Are: Discover the Perfect Career for You Through the Secrets of Personality Type By Paul D. Tieger, Barbara Barron, Kelly Tieger.

O livro é voltado para a escolha de profissão mas é bem escrito, de fácil leitura e ajuda a identificar seu tipo de personalidade passo a passo. Este livro foi traduzido para várias línguas mas eu não consigo achá-lo em português online.

Para minha surpresa o meu tipo de personalidade é INFP - Introversão, Intuição, Sensibilidade e Percepção que é composto de uma minoria de 4% das pessoas no mundo.  Ora, não é de se espantar que eu tenho uma desvantagem enorme no mundo externo. 

Eu me identifico muito com o tipo INFP apesar de ter um lado de razão e lógica muito acentuado e por isso eu disse: "para minha surpresa". Eu gostei demais de fazer esse teste porque me ajudou a entender qual é meu temperamento natural, minha hierarquia de habilidades, como eu exteriorizo e interiorizo minhas habilidades e em que ponto eu estou no desenvolvimento do meu tipo de personalidade .   

Hoje eu estou no processo de experimentação de outras formas de me colocar no mundo externo, valorizando as habilidades e talentos que eu tenho naturalmente. 

_______________________________________________________________________________________
Atualizando:

Fazer o teste uma vez não garante o resultado certo. Muitas vezes a gente se confunde o que gostaríamos de ser com o que realmente somos. Estudando mais afundo e fazendo o teste mais vezes, descobri que sou INFJ o que faz muito mais sentido.  O "J" é o lado de lógica e razão acentuado .  


Comentários

  1. Adoro a Re Filosofando.
    A busca do auto-conhecimento é uma demonstração de maturidade, honestidade intelectual e responsabilidade social.
    Ok, vivemos em sociedade mas antes de tudo e todos, vivemos com nós mesmos e com nossas consciências.
    Na realidade, somos o que nó pensamos ser e não o que os outros acham que somos, ou o que é o pior, o que pensam o que nós possamos ser.
    Parabéns Renata, você se tornará a cada dia uma pessoa melhor. Te amo por isso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

14 Delícias da Cozinha Canadense.

The Abundance Factor

Programa de Imigração - Express Entry